terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os tecnicos brasileiros na Europa


As aulas voltaram e eu estou um pouco ocupado nesse inicio de ano, e por isso, vou escrever no blog com menor intensidade. Tenham paciencia comigo por favor.
Entao vamos retomar com o não sucesso de tecnicos brasileiros na Europa. Lembrando que o tecnico Felipão foi demitido semana passado do poderoso Chealsea da Inglaterra.

FELIPÃO: Não me lembro de quanldo ele foi demitido pela ultima vez, mas de acordo com pesquisas a última vez foi há 20 anos atras, mas não sei aonde. Não sei tambem se no futebol árabe o Felipão não foi mandado embora, mas acredito que não. No Brasil durante suas passagens no Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Seleção, saiu por conta propria. Na seleção portuguesa o mesmo aconteceu: o Big Phil saiu por conta e risco. Contrariando uma cultura de não demitir treinadores em meio aos campeonatos, o Chelsea se desfaz de Felipão. A estatística do treinador é boa. Mas o que contou foram as derrotas nos clássicos e as más atuações.

LUXEMBURGO: Em 2005, O tecnico não deu certo no Real Madrid por varios motivos, e acabou sendo demitido. Um caso que me lembra muito o de Felipão no Chealsea. Na seleção o tecnico tambem não deu certo e acabou saindo rapidamente do cargo mais importante do Brasil. Já no Brasil o tecnico é um sucesso! Um verdadeiro papa titulos de brasileiros. Mas falta um tiutlo para o treinador: a Libertadores da America. Logo um titulo internacional! Sera isso uma coicidencia? Acho que não.

ZICO: A única excessão é Zico que foi muito bem no Fenerbahce, que é um clube de expressão menor. Pode ter sido uma razão pelo sucesso, já que a presão em cima dele é menor do que a presão em um tecnico do Real Madrid e Chealsea. O tecnico tambem se deu bem no Afeganistão e agora tem a misão de comandar o CSKA da Russia. Pela capacidade do galinho acho que ele vai se dar muito bem no novo clube. O único que eu boto fé!

Será que o Brasil tem os melhores técnicos de futebol do planeta mesmo?

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Aberto da Australia


Como não sou apenas um fã de futebol, mas tambem de outros esportes, principalmente tênis, resolvi escrever hoje sobre um jogo que me comoveu: a final do aberto da Australia, entre Roger Federer e Rafael Nadal.
Jogo sensacional! O espanhol superou o cansaso após uma semifinal de 5 horas, e em um jogo de um pouco mais de 4 Horas derotou o suiço #2 do mundo. É a primeira vez que o atual #1 do mundo conquista o esse primeiro grande slam do ano.
Federer jogou muito bem, mas estava displicente, errando bolas bobas que ele custuma não errar. Quando seu primeira saque entrava, ganhava o game, como por exemplo no 5º game do 4º set, em que estava 2 a 2 em games e Federer tirou de uma serie de 7 iguais com dois saques magnificos. Não foi desta vez que Federer conseguiu igualar o feito de Peter Sampras e espero que um dia ele consiga isso.
Nadal simplismente jogou o seu jogo. Manipulou Federer o tempo intero, e quando precisava de ser agressivo, foi agressivo. Quando foi para o 5ºset pensei: o Nadal ganhou inacreditavelmente mais essa. Pensei isso pela resistência e pela calma do espanhol. Nadal sabe decidir um jogo no 5º set, e mostrou isso contra Federer e contra Verdasco.
O jogo tirou pela primeira vez lagrimas do suiço, que percebeu que perdeu a maior chance de igular o feito de Sampras. pois estava jogando muito bem e esfrentava o seu maior adversario cansado.