quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Crise econômica faz efeito em clubes brasileiros
E finalmente este blog volta de suas ferias e está completamente preparado para trazer para vocês leitores novas e interressantes noticias sobre futebol.
Pois bem, vamos começar hoje com o efeito da crise econômica sobre os clubes brasileiros. Nos últimos anos era muito comum uma safra de bons jogadores serem negociados no final do brasileirão com equipes dos mais diversos locais do mundo. Entretanto, neste começo de temporada foi diferente, jogadores de destaques como Ramires, Hernanes, Ibson, Wagner, Guilherme, Diego Souza, Renan Oliveira,....eram dados como vendidos pelos torcedores e jornalista. Mas dos times remanescentes na Série A, consegui observar apenas seis negociações com o mercado do exterior:
* O volante Martinez, ex-Palmeiras, e o zagueiro Thiago Martinelli, ex-Cruzeiro, acertaram sua ida para o Cerezo Ozaka, treinado pelo brasileiro, Levir Culpi.
* O excelente volante Alan Bahia, ex-atlético paranaense, acertou sua ida para o Vissel Kobe, treinado pelo tambem brasileiro Caio Junior.
* O zagueiro Thiago Silva gerou a negociação que mais chamou atenção, ao se transferir para o Milan. E a transferencia desse jogador foi sem surpresas, uma vez que o Fluminense já tinha anunciado a venda do jogador.
* Outro que tambem partiu para o velho mundo foi a revelação do Grêmio: Rafael Carioca que foi vendido aos em oirussos do Spartak Moscou, o que gerou uma graninha ao cofre do tricolor gaúcho, que reinvestiu em boas contratações para a Libertadores. E vamos combinar: dava para o Grêmio segurar o jogador, mas o dinheiro falou mais alto.
* E o ultimo a se mandar para o exterior foi o lateral-esquerdo ex-Curitiba:Ricardinho, que recebeu uma proposta irrecusável do futebol sueco.
Ainda no que diz respeito a negociações com equipes que permaneceram na Série A, existem aqueles casos de atletas que não seriam aproveitados e foram emprestados para clubes de fora do país, como por exemplo: o zagueiro Gustavo, do Atlético Paranaense, que foi repassado ao Vitória de Guimarães de Portugual, e o atacante Quinonez, do Santos que foi para a LDU. Os atacantes Daniel Carvalho e Marcel voltaram para seus clubes de origens: CSKA e Benfica, respectivamente.
Obs: Os clubes europeus que geralmente levam atletas do Brasil, neste mercado foram bem mais humildes. Bom para todos nos, que assim podemos segurar nossos bons talentos em nosso proprio país. No entanto, empobrece o cofre dos clubes que adotam como medida vender pelo menos um jogador por ano. Essa nova novela vai dar o que falar, e quem chegará ao final da história ainda vivo serão os times organizados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário