terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Crise econômica faz efeito em clubes brasileiros 2


Como este assunto é muito complexo e eu não gosto de escrever um artigo muito grande, resolvi dividir esse caso em duas partes. E lá vai a segunda parte do assunto:
Além do menor numero de jogadores indo para o exterior, outro caso indica que os clubes brasileiros estão sendo afetados pela crise econômica: a não renovação do contrato dos patrocinios com os clubes. Mas isto não esta acontecendo apenas com times pequenos não, ao contrario, isto está acontecendo com grandes clubes e vamos falar disso agora.
*O São Paulo é um dos que não renovou o contrato com sua patrocinadora LG. A marca eletronica anunciou que o contrato estava no fim e que não iria mais patrocinar o clube, mesmo com tanta visibilidade internacional dada pelo clube 6 vezes campeão brasileiro. Mas o São Paulo adotou e uma postura agresiva e pode renovar o contrato. A diretoria tricolor sabe que por causa da crise econômica mundial não conseguirá os desejados R$ 30 milhões (a Philips chegou a oferecer R$ 24 milhões por um contrato de três anos, mas depois recuou) e a renovação com a LG seria uma espécie de plano para evitar a crise financeira.
*O Corinthians é outro grande clube brasileiro que naum renovou com seu patrocinio: a Medial saúde. Mesmo com a vinda de Ronaldo fenomeno para o time, a Medial não renovou o contrato ainda. Mas é dai que eu penso: com o Ronaldo no time, o clube vai ganhar maior visibilidade internacional e tambem irá vender mais camisas, logo tambem seria bom para a Medial uma visibilidade como esta. Será efeitos da crise? Eu acho que sim. A empresa Magazine Luiza aparece como maior candidata ao patrocinio master, mas empresas como o Bradesco, Oi e Fly Emirates tambem estão na briga. A cervejaria Sol que é parceira do clube, não pode patrocinar o clube porque é proibido por lei.
*O Cruzeiro não renovou com a Tenda, que disse que por causa da crise não consegue mais patrocinar o clube por assuntos financeiros. O time espera uma resposta da LG, que caso não renove o São Paulo, deve vim para o Cruzeiro. A Fiat que saiu do patrocinio das mangas quer tentar agora o patrocinio master e está firme na briga. Empresas asiaticas querem tambem patrocinar o clube que está na copa Libertadores pelo segundo ano seguido, e assim terá maior visibilidade internacional.
*E agora o Atletico Mineiro tambem está sem patrocinio, uma vez que a Fiat não renovou o seu contrato com o clube. Mas o time já anunciou que já está negociando com a marca italiana a renovação do contrato. Alem disso não há mais ofertas para o clube que é um clube centenario e com grande historia no futebol brasileiro, logo merece um patrocinio a altura.
Mesmo com a crise, eu acho que os patrocinadores não seram problema para os clubes brasileiros, que tem grande visibilidade internacional por serem grandes exportadores de talentos e logo conseguiram seus patrocinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário