terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Os tecnicos brasileiros na Europa
As aulas voltaram e eu estou um pouco ocupado nesse inicio de ano, e por isso, vou escrever no blog com menor intensidade. Tenham paciencia comigo por favor.
Entao vamos retomar com o não sucesso de tecnicos brasileiros na Europa. Lembrando que o tecnico Felipão foi demitido semana passado do poderoso Chealsea da Inglaterra.
FELIPÃO: Não me lembro de quanldo ele foi demitido pela ultima vez, mas de acordo com pesquisas a última vez foi há 20 anos atras, mas não sei aonde. Não sei tambem se no futebol árabe o Felipão não foi mandado embora, mas acredito que não. No Brasil durante suas passagens no Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Seleção, saiu por conta propria. Na seleção portuguesa o mesmo aconteceu: o Big Phil saiu por conta e risco. Contrariando uma cultura de não demitir treinadores em meio aos campeonatos, o Chelsea se desfaz de Felipão. A estatística do treinador é boa. Mas o que contou foram as derrotas nos clássicos e as más atuações.
LUXEMBURGO: Em 2005, O tecnico não deu certo no Real Madrid por varios motivos, e acabou sendo demitido. Um caso que me lembra muito o de Felipão no Chealsea. Na seleção o tecnico tambem não deu certo e acabou saindo rapidamente do cargo mais importante do Brasil. Já no Brasil o tecnico é um sucesso! Um verdadeiro papa titulos de brasileiros. Mas falta um tiutlo para o treinador: a Libertadores da America. Logo um titulo internacional! Sera isso uma coicidencia? Acho que não.
ZICO: A única excessão é Zico que foi muito bem no Fenerbahce, que é um clube de expressão menor. Pode ter sido uma razão pelo sucesso, já que a presão em cima dele é menor do que a presão em um tecnico do Real Madrid e Chealsea. O tecnico tambem se deu bem no Afeganistão e agora tem a misão de comandar o CSKA da Russia. Pela capacidade do galinho acho que ele vai se dar muito bem no novo clube. O único que eu boto fé!
Será que o Brasil tem os melhores técnicos de futebol do planeta mesmo?
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Aberto da Australia
Como não sou apenas um fã de futebol, mas tambem de outros esportes, principalmente tênis, resolvi escrever hoje sobre um jogo que me comoveu: a final do aberto da Australia, entre Roger Federer e Rafael Nadal.
Jogo sensacional! O espanhol superou o cansaso após uma semifinal de 5 horas, e em um jogo de um pouco mais de 4 Horas derotou o suiço #2 do mundo. É a primeira vez que o atual #1 do mundo conquista o esse primeiro grande slam do ano.
Federer jogou muito bem, mas estava displicente, errando bolas bobas que ele custuma não errar. Quando seu primeira saque entrava, ganhava o game, como por exemplo no 5º game do 4º set, em que estava 2 a 2 em games e Federer tirou de uma serie de 7 iguais com dois saques magnificos. Não foi desta vez que Federer conseguiu igualar o feito de Peter Sampras e espero que um dia ele consiga isso.
Nadal simplismente jogou o seu jogo. Manipulou Federer o tempo intero, e quando precisava de ser agressivo, foi agressivo. Quando foi para o 5ºset pensei: o Nadal ganhou inacreditavelmente mais essa. Pensei isso pela resistência e pela calma do espanhol. Nadal sabe decidir um jogo no 5º set, e mostrou isso contra Federer e contra Verdasco.
O jogo tirou pela primeira vez lagrimas do suiço, que percebeu que perdeu a maior chance de igular o feito de Sampras. pois estava jogando muito bem e esfrentava o seu maior adversario cansado.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Torneio de Verão
Ontem aconteceu a final do Torneio de Verão (Copa Bimbo) disputado no Uruguai entre quatro times: Atletico-MG, Penharol-URU, Nacional-URU e Cruzeiro. O Cruzeiro conquistou o titulo, mas esse torneio serviu muito para todos os times, que fizeram no torneio uma avalição final das suas pre-temporadas.
*O Cruzeiro foi impecável e por isso comquistou mais um caneco internacional. Dois jogos e duas goleadas. Na semi-final, contra o Atletico-MG, o time não mostrou um grande futebol, afinal primeiro jogo da temporada nunca é 100%, mas o time mostrou oportunismo e ganhou de seu maior rival por 4x2 e com isso, já são 9 jogos sem perder para o rival. Já na final contra o Nacional do Uruguai, o time parecia que estava jogando em pleno Mineirão e não no estadio Centenario, casa do Nacional, e venceu por 4x1, levando mais um titulo para casa. O Cruzeiro estava completamente a vontade, mas convenhamos que o time uruguaio é MUITO fraco, não passara nem da primeira fase da Libertadores. Mas uma coisa vale comentar, quando o Wagner resolve jogar bem, o Cruzeiro é outro! E a raposa mostrou com esse Torneio de Verão que tem tudo para se dar muito bem esse ano. O time manteve a base do ano passado e o tecnico Adilson Batista. Afinal, começar o ano com um titulo é muito importante para a continuação do trabalho. Os jogadores só não podem ficar de salto alto, pois este torneio não simula nunca a copa Libertadores, objetivo do clube para este ano.
* Já o galo se reergueu no Torneio ao vencer bem o Penharol do Uruguai por 4x1. Depois da derrota para o principal rival, o time jogou muito bem e mostrou o que planeja ser em 2009. Com a vitoria, o time do tecnico Emerson Leão recuperou a moral e ficou com a terceira colocação do torneio de Verão. Premio de consolação? Não sei bem ao certo isso. O Atlético se impôs, principalmente, na segunda etapa, e mereceu a goleada. Diego Tardelli já mostrou que foi o principal reforço do time e já marcou três gols em dois jogos. Gostei tambem do meia Carlos Alberto, que está desempenhando uma função muito importante no time. Mas o Lopes não me engana, ele sempre começa assim bem, dando chutes fortes, mas acaba caindo de produção. O galo pode dar o que falar esse ano e quem sabe brigar por uma boa colocação no campeonato brasileiro. O time é renovado, e com certeza será diferente do time apresentado nop ano do centenario do clube.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Kaká: non si vende Kaká
Inspirado no canto que a torcida do Milan fez no jogo do Milan contra a Fiorentina contra a venda de Kaká, escrevo mais está materia, sobre um assunto que não para de repercutir no mundo inteiro.
O destino de Kaká pode ser o Manchester City, que fez uma proposta de R$360 milhões de reais pela transferencia. O City ofereceu R$ 3,5 milhões mensais de salários ao craque, o que corresponde a mais ou menos um carro de luxo por dia. Os jornais europeus dizem que o Milan já teria aceitado a oferta e que a decisão estaria nas mãos de Kaká. Um time que pode lucrar e muito com essa transferencia é o brasileiro São Paulo, que embolsara mais ou menos 8% do valor da transferencia.
Tecnicos de todo o mundo opinão sobre o assunto. O tecnico do Manchester United, Alex Freguison, disse que Cristiano Ronalda vale mais do que Kaká e Messi. E o tecnico da seleção italiana, Marcello Lippi, Kaká continua no Milan, mesmo com a proposta milionaria. Na minha opinião Kaká não vai ser vendido, pois ele já se identificou o Milan e com a torcida do clube. E em declaração recente, Kaká disse que segue o exemplo de Rogerio Ceni e Maldini, jogadores que fizeram a careira em um time só. Alem do mais, o Manchester City não vai se tornar um grande time em tão pouco tempo como o jogador brasileiro gostaria, até porque estamos no meio de uma crise econômica sem fim.
Hojé o pai de Kaká e o proprio jogador tiveram uma conversa com os diretores do Milan para resolver a situação, e até agora, nada foi anunciado. Enquanto isso, a torcida milanesa protesta contra a venda do jogador com o canto: ´´non si vende mi Kaká``. Apoio a iniciativa da torcida até porque Kaká não é quaquer jogador, e por isso não deve ser vendido. Será um grande desfalque no Milan.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Bons goleiros se revelaram no Vitória nos últimos anos.
Ontem estava olhando umas revistas Placar velhas, e de repente, vi que bons goleiros foram revelados no rubro-negro da Bahia nos últimos anos. Achei interressante e resolvi comentar um pouco sobre isso no meu blog. São os goleiros Dida (Milan), Felipe (Corinthains) e Fabio Costa (Santos). O que me surpriendeu tambem foi que todos esses três goleiros vestiram um dias a camisa um do Corinthians. O engraçado dessa história é que apesar de terem histórias parecidas, todos os três têm personalidade e características de agarrar bem diferente.
* Dida foi o primeiro a surgir na decada de 90. Goleiro alto e que tem como na frieza sua principal virtude, além disso é um pegador nato de pênaltis, porém, tem dificuldades na saída de bola, mesmo assim, foi convocado para três Copa do Mundo, mas só foi titular apenas uma vez.
* Fabio Costa já surgiu na metade da decada de 90. Com seu jeito espalhafatoso, tinha apresentações de gala, todavia, falhava bisonhamente em outras oportunidades, um goleiro irregular que foi prejudicado pelo gênero explosivo. Foi campeão brasileiro pelo Santos (2004) e pelo Corinthians (2005).
* Mais uma conincidencia entre Fabio Costa e Felipe, foi que o atual goleiro corinthiano era o gandula do goleiro Fabio Costa no Vitória. E anos depois virou reserva de Fabio Costa e chegou a admitir (e ainda admiti) que seu idolo é Fabio Costa. O goleiro santista ajudou Felipe muito, depois de problemas com dirigentes do time baiano, quando acusou um deles de racismo, Felipe seguiu sua vida e deixou o Vitória. Em São Paulo, vestindo a camisa 1 do Bragantino, o arqueiro mostrou seu valor e fez partidas incríveis, sendo também um jogador de muita personalidade e sem papas na língua.
O Vitória teve bons goleiros e as divisões de base trabalha para ter, quem sabe, um novo Dida, Fábio Costa e Felipe. Acredito no Vitória, e muito. É um time que está crescendo muito e que fez um belo campeonato brasileiro neste ano de 2008.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA
Neste blog não gosto de deixar nenhum assunto para tras, estão resolvi escrever hoje sobre a cerimonia realizada dia 12/01, segunda-feira, para eleger o melhor jogador do mundo de acordo com a FIFA. Vamos comentar cada uma das colocações:
1º: Finalmente o portugues Cristiano Ronaldo conseguiu realizar os seu sonho e se eleger como o melhor jogador do mundo da FIFA. Ele confirmou a previsão feita pelo rei Pele ano passado, quando ele disse que o proximo melhor do mmundo seria o portugues jogaodor do Manchester United. Na minha opinião premio justo, ninguem jogou melhor que ele este ano. Foi ele a peça principal do Manchester para a conquista do titulo Ingles, da Copa dos Campeões da UEFA e do Mundial Interclubes. Só falta agora o portugues mostrar um pouco mais de bola na sua seleção, pois no último jogo dele contra o Brasil, não jogou nada. Cristiano Ronaldo somou 935 pontos
2ª: O argentino Lionel Messi confirmou as espectativas de todos e foi eleito o segundo melhor jogador do mundo da FIFA, levando o prêmio de prata. Nenhuma surpresa, pois o argentino só jogou menos do que Cristiano Ronaldo. Foi muito importante para a conquista olimpica da Argentina nos jogos de Pequim e joga bem tanto no Barcelona, quanto na sua seleção. Messi é apontado como o novo Maradona, e para mim, será eleito o proximo melhor do mundo. Podem anotar. Lionel Messi somou 678pontos.
3º:O espanhol Fernando Torres surprendeu a todos e foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo, superando Kaka, que era apontado como favorito ao terceiro lugar. O espanhol conquistou está colocação muito mais pelo o que fez na Euro 2008 pela Espanha, do que pelo Liverpool. Afinal, todos nós já sabemos que quando um jogador é destaque pela seleção em um titulo importante, este é eleito um dos melhores do mundo. Foi assim com Cannavaro em 2006 quando a Itália foi campeão do mundo. Fernando Torres somou 203 pontos.
4º: O nosso brasileiro Kaká ficou apenas na quarta colocação, mas não desepcionou a nos brasileiros não! Afnal, Kaká teve um começo de ano muito ruim, em que ele teve uma contusão um pouco grave, então ficou fora dos gramados por um bom tempo. O jogador só brilhou neste final de ano pelo Milan e por 2 jogos pela seleção brasileira. Se Kaká continuar assim, com certeza brigara pelo posto de proximo melhor do mundo. Kaká teve 183 pontos
5º: Já era esperado que o tambem espanhol Xavi ficasse na quinta colocação. O espanhol deve estar satisfeito, afinal, ele está ai mais por causa de sua atuação na UEFA EURO 2008. Mas não posso tirar os meritos do jogador do Barcelona, que afinal é um otimo jogador! É umas das peças mais importantes do seu time e de sua seleção. Vem jogando bem faz tempo, desde que se recuperou de uma lesão grave. Xavifez 155pontos.
E ainda tenho que falar da brasileira Marta que foi eleita pela terceira vez concecutiva a melhor jogadora do mundo da FIFA. Parabens Marta. Agora é a vez dos dirigentes do Brasil darem masi ateção ao nosso futebol femino, porque ainda existem muitas Martas por ai em nosso país, e estas meninas não são reveladas porque não recebem a atenção necessaria.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Crise econômica faz efeito em clubes brasileiros 2
Como este assunto é muito complexo e eu não gosto de escrever um artigo muito grande, resolvi dividir esse caso em duas partes. E lá vai a segunda parte do assunto:
Além do menor numero de jogadores indo para o exterior, outro caso indica que os clubes brasileiros estão sendo afetados pela crise econômica: a não renovação do contrato dos patrocinios com os clubes. Mas isto não esta acontecendo apenas com times pequenos não, ao contrario, isto está acontecendo com grandes clubes e vamos falar disso agora.
*O São Paulo é um dos que não renovou o contrato com sua patrocinadora LG. A marca eletronica anunciou que o contrato estava no fim e que não iria mais patrocinar o clube, mesmo com tanta visibilidade internacional dada pelo clube 6 vezes campeão brasileiro. Mas o São Paulo adotou e uma postura agresiva e pode renovar o contrato. A diretoria tricolor sabe que por causa da crise econômica mundial não conseguirá os desejados R$ 30 milhões (a Philips chegou a oferecer R$ 24 milhões por um contrato de três anos, mas depois recuou) e a renovação com a LG seria uma espécie de plano para evitar a crise financeira.
*O Corinthians é outro grande clube brasileiro que naum renovou com seu patrocinio: a Medial saúde. Mesmo com a vinda de Ronaldo fenomeno para o time, a Medial não renovou o contrato ainda. Mas é dai que eu penso: com o Ronaldo no time, o clube vai ganhar maior visibilidade internacional e tambem irá vender mais camisas, logo tambem seria bom para a Medial uma visibilidade como esta. Será efeitos da crise? Eu acho que sim. A empresa Magazine Luiza aparece como maior candidata ao patrocinio master, mas empresas como o Bradesco, Oi e Fly Emirates tambem estão na briga. A cervejaria Sol que é parceira do clube, não pode patrocinar o clube porque é proibido por lei.
*O Cruzeiro não renovou com a Tenda, que disse que por causa da crise não consegue mais patrocinar o clube por assuntos financeiros. O time espera uma resposta da LG, que caso não renove o São Paulo, deve vim para o Cruzeiro. A Fiat que saiu do patrocinio das mangas quer tentar agora o patrocinio master e está firme na briga. Empresas asiaticas querem tambem patrocinar o clube que está na copa Libertadores pelo segundo ano seguido, e assim terá maior visibilidade internacional.
*E agora o Atletico Mineiro tambem está sem patrocinio, uma vez que a Fiat não renovou o seu contrato com o clube. Mas o time já anunciou que já está negociando com a marca italiana a renovação do contrato. Alem disso não há mais ofertas para o clube que é um clube centenario e com grande historia no futebol brasileiro, logo merece um patrocinio a altura.
Mesmo com a crise, eu acho que os patrocinadores não seram problema para os clubes brasileiros, que tem grande visibilidade internacional por serem grandes exportadores de talentos e logo conseguiram seus patrocinadores.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Crise econômica faz efeito em clubes brasileiros
E finalmente este blog volta de suas ferias e está completamente preparado para trazer para vocês leitores novas e interressantes noticias sobre futebol.
Pois bem, vamos começar hoje com o efeito da crise econômica sobre os clubes brasileiros. Nos últimos anos era muito comum uma safra de bons jogadores serem negociados no final do brasileirão com equipes dos mais diversos locais do mundo. Entretanto, neste começo de temporada foi diferente, jogadores de destaques como Ramires, Hernanes, Ibson, Wagner, Guilherme, Diego Souza, Renan Oliveira,....eram dados como vendidos pelos torcedores e jornalista. Mas dos times remanescentes na Série A, consegui observar apenas seis negociações com o mercado do exterior:
* O volante Martinez, ex-Palmeiras, e o zagueiro Thiago Martinelli, ex-Cruzeiro, acertaram sua ida para o Cerezo Ozaka, treinado pelo brasileiro, Levir Culpi.
* O excelente volante Alan Bahia, ex-atlético paranaense, acertou sua ida para o Vissel Kobe, treinado pelo tambem brasileiro Caio Junior.
* O zagueiro Thiago Silva gerou a negociação que mais chamou atenção, ao se transferir para o Milan. E a transferencia desse jogador foi sem surpresas, uma vez que o Fluminense já tinha anunciado a venda do jogador.
* Outro que tambem partiu para o velho mundo foi a revelação do Grêmio: Rafael Carioca que foi vendido aos em oirussos do Spartak Moscou, o que gerou uma graninha ao cofre do tricolor gaúcho, que reinvestiu em boas contratações para a Libertadores. E vamos combinar: dava para o Grêmio segurar o jogador, mas o dinheiro falou mais alto.
* E o ultimo a se mandar para o exterior foi o lateral-esquerdo ex-Curitiba:Ricardinho, que recebeu uma proposta irrecusável do futebol sueco.
Ainda no que diz respeito a negociações com equipes que permaneceram na Série A, existem aqueles casos de atletas que não seriam aproveitados e foram emprestados para clubes de fora do país, como por exemplo: o zagueiro Gustavo, do Atlético Paranaense, que foi repassado ao Vitória de Guimarães de Portugual, e o atacante Quinonez, do Santos que foi para a LDU. Os atacantes Daniel Carvalho e Marcel voltaram para seus clubes de origens: CSKA e Benfica, respectivamente.
Obs: Os clubes europeus que geralmente levam atletas do Brasil, neste mercado foram bem mais humildes. Bom para todos nos, que assim podemos segurar nossos bons talentos em nosso proprio país. No entanto, empobrece o cofre dos clubes que adotam como medida vender pelo menos um jogador por ano. Essa nova novela vai dar o que falar, e quem chegará ao final da história ainda vivo serão os times organizados.
Assinar:
Postagens (Atom)